Oláa Carolas!
Como vocês estão??
Hoje quero trazer pra vocês uma dica de viagem pra fazer em poucos dias e conhecer uma das rotas mais charmosas do sul: a Rota Germânica! Essa Rota consiste em visitar algumas cidades de Santa Catarina que tem como característica forte a cultura alemã. Dentre estas cidades, as principais são: Pomerode (que é considerada a cidade mais alemã do Brasil) e Blumenau.
Neste último final de semana (dos dias 11 à 14) pude conhecer um pouquinho de cada uma delas e com o bônus de me hospedar em Timbó, que está localizada entre essas duas cidades e é uma cidade super charmosa também, que indico muito a hospedagem para facilitar o roteiro.
Então, para vocês poderem anotar tudo aí, vou falar e mostrar um pouquinho de como foi meu passeio e cada lugar que visitei. Lembrando que fui em meio à Pandemia, com isso, infelizmente, muitos lugares públicos e de grande concentração de pessoas estavam fechados, como museus e teatros. Então, devido a estas limitações deixei de conhecer alguns pontos turísticos que queria e que fazem a viagem ser melhor, mas também me dá o gatilho de querer voltar posteriormente nessas cidades para finalizar minha rota turística, hehehe.
No primeiro dia fomos direto para Timbó, onde nos hospedamos, no Timbó Park Hotel. Acredito que esta seja a melhor opção de hospedagem da cidade. Aproveitamos a estadia para no dia seguinte seguirmos para a nossa Rota Germânica que começou em Blumenau. Lá, acredito que não tenha tantos pontos turísticos, mas os poucos que têm já fazem a viagem valer à pena. Começamos pelo Parque Vila Germânica, que é onde acontece a famosa October Fest e nele tem muitas lojas de souvenires e quitutes, além de restaurantes de comida típica alemã. Todas as construções arquitetônicas do parque remetem à cultura alemã. Almoçamos lá mesmo, no restaurante Alemão Batata Choperia, e super indico! Eu pedi uma batata recheada com linguiça blumenau e provolone que estava deliciosa. Meu esposo pediu um prato com joelho de porco que também estava incrível. Ambos os pratos acredito que dão para 2 pessoas dividirem, então, fica a dica! Passamos bastante tempo nesse Parque, compramos algumas coisinhas e pra quem gosta de Pão de mel, tem uma loja que vende um divino, que a propaganda sobre "o melhor pão de mel da vida" não é enganosa, hahaha. Então, se puderem, COMPREM!
![]() |
Esse é o Pão de mel delicioso que vocês precisam experimentar |
Depois fomos à prefeitura da cidade que tem uma construção linda e toda de característica alemã. É um ponto turístico imperdível. Lá também tem um letreiro com a frase "eu amo Blumenau" em alemão e um relógio de flores super bonitinho também.
E esses foram os pontos que conseguimos visitar no dia.
No dia seguintes fomos conhecer Pomerode, uma cidade bem de interior e muita rusticidade. Lá contem mais pontos turísticos para visitar e conhecer a cultura alemã. Mas como já disse, a maioria deles estavam fechados, então só visitamos o lado de fora e fotografamos. No nosso roteiro começamos pela Casa do Imigrantes que fica pertinho da entrada da cidade, ela tem a arquitetura bem alemãzinha, com uma paisagem bem rural ao redor, e ao lado encontra-se uma igreja super bonita também, que pudemos avistar e apreciar à distância mesmo.
Em seguida, fomos à Behling, uma loja de artigos de madeira onde também se encontra um Museu da Madeira que eu particularmente achei incrível, além de querer comprar todos os itens da loja. hehehe. Depois, seguimos para a área central.de Pomerode onde estão localizados muitos outros pontos turísticos. Paramos em um grande estacionamento de uma galeria comercial situada ao lado do zoológico. Fomos almoçar em um restaurante italiano (queríamos variar um pouco e não comer comida alemã novamente, hehe) e depois seguimos a pé mesmo conhecendo aquele pedacinho da cidade. Nas redondezas você encontra: o Parque da Osterfest ( uma festa super famosa da região em que continuava todo decorado de ovos de páscoa), A cervejaria Schorstein (uma cervejaria bem conceituada na região), o Zoológico (dizem que é um passeio bem legal de fazer), o Teatro Municipal, a loja da Fábrica de creme de queijos de Pomerode (que vende bisnagas com cremes de queijo deliciosos), e muitas lojas, restaurantes e cafés. Então, indico muito estacionar por ali e conhecer toda a região.
![]() |
Cachoeira localizada ao lado da Behling |
![]() |
Árvore do Parque da Osterfest |
Para finalizar o passeio fomos nos dois portais localizados no sul e no norte da cidade. Gostamos mais do Portal turístico sul, que inclusive tem até estacionamento para pararmos e tirarmos foto. Mas o outro portal também vale a visita, que se chama Portal do Imigrantes.
Á noite de sábado, jantamos no restaurante Thapyoca, um lugar muito famoso na cidade de Timbó, com pratos deliciosos e de preço acessível. Deixamos para o último dia somente a visita ao letreiro de Tmbó e seguimos viagem de volta pra casa.
Confiram agora todo roteiro em formato de vídeo para conhecerem e entenderem melhor!
E aí, o que acharam dos lugares que visitamos? Já foi em algum deles? Indica algum outro para adicionarmos no nosso roteiro? Comenta aqui!
Beijos
Fiquem com Deus
Carola Bel Pucci
Nenhum comentário:
Postar um comentário