Hoje foi declarado a #blackoutTuesday para elevar a luta contra o racismo. Para todo aquele que se diz antirracista, mostrar o entender o que a maioria dos negros sofrem diariamente. A campanha começou nos EUA e o mundo todo aderiu.
Mas o que eu quero trazer nesse post não são explicações sobre essa hashtag e outras mais que surgiram nesses últimos dias. Eu quero tentar levantar o real propósito de abraçarmos essa luta. De provarmos uma empatia genuína, de não somente se colocar no lugar do outro e ficar por isso mesmo, de publicar uma foto com uma frase de impacto e continuar agindo da mesma forma. Devemos procurar entender o que o outro passa, tentar sentir a dor que o outro sofre e a partir de mim ser mudança de atitude, de comportamento, de relacionamento e tudo o que envolve uma boa convivência em sociedade. O outro que está clamando nesses últimos dias sãos os negros, e infelizmente é impossível sabermos como eles se sentem de verdade vivendo em uma sociedade racista. Pois nessa mesma sociedade, somos privilegiados, somos exaltados, somos assegurados, somos conformados, simplesmente por sermos brancos. E isso está enraizado em nós, esse privilégio muitas vezes embaça os nossos olhos diante da realidade. Mas o estopim aconteceu, e um última morte foi engolida pelo mundo por causa do racismo. Uma morte que aconteceu nos EUA, porém que ocorre cenas iguais ou parecidas o tempo todo aqui no Brasil e tenho certeza que em todo o mundo.
Para que haja mudança de fato, o que devemos ter em consciência não é só sobre a importância da vida de uma pessoa preta, mas a importância de TODA VIDA HUMANA. Isso que traz a real transformação. E mais, não é somente encarar a vida do outro igualmente importante, mas entender que a vida do outro tem lutas diferentes que precisam da sua empatia e também de compaixão, união, companheirismo. Precisamos ser igreja e lembrar que somos membros de um só corpo, e se um membro não está bem, todos os outros também não estarão, se um membro perdeu força, todos os outros lutarão para que ele seja fortalecido e curado o mais rápido possível.
Temos que parar de justificar os nossos erros porque somos naturalmente maus e pecadores, ou porque "foi criado a vida inteira dessa forma", ou porque "todo mundo é assim". Seja a mudança que você quer ver no mundo. Leia como não praticar o racismo, desde a pequena atitude. Leia como não praticar o machismo, ou outro ismo que a nossa sociedade criou para que a minoria pudesse ser exaltada. Leia e pratique, inspire, influencie e dissemine as maravilhas que Deus pode fazer na vida de um Cristão genuinamente transformado e tocado pelo Espírito. Se você é cristão, também deve se colocar pronto para defender todos os filhos de Deus, independente de cor de pele, etnia, sexo ou idade.
O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos. Se o pé disser: "Porque não sou mão, não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo. E se o ouvido disser: "Porque não sou olho, não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade. Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
Assim, há muitos membros, mas um só corpo. O olho não pode dizer à mão: "Não preciso de você! " Nem a cabeça pode dizer aos pés: "Não preciso de vocês! "
Pelo contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis, e os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra. E os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial, enquanto os que em nós são decorosos não precisam ser tratados de maneira especial. Mas Deus estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta, a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros. Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele. Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.
Que essa luta levantada nesses últimos dias não esfrie depois de um tempo. Graças a internet, tudo pode ser alcançado de maneira rápida, assim como assuntos também mudam na mesma velocidades. Vamos acordar TODOS OS DIAS dispostos a sermos diferentes, a agirmos diferente, a não nos conformarmos
E pra finalizar este post, quero colocar aqui uma música que me falou muito ao coração hoje e acredito que a sua letra tem muito a ver com o que quis dizer em todo o post.
Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu. Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros. Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria. O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom. Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios. Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor. Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade. Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem. Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram. Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos. Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. Façam todo o possível para viver em paz com todos.
Romanos 12: 2-18
E pra finalizar este post, quero colocar aqui uma música que me falou muito ao coração hoje e acredito que a sua letra tem muito a ver com o que quis dizer em todo o post.
Quando permitirmos que a liberdade ressoe, quando a deixarmos ressoar de cada vila e cada lugar, de cada estado e cada cidade, seremos capazes de fazer chegar mais rápido o dia em que todos os filhos de Deus, negros e brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão dar-se as mãos e cantar as palavras da antiga canção espiritual negra: “Finalmente livres! Finalmente livres! Graças a Deus Todo Poderoso, somos livres, finalmente." Martin Luther King Jr.
Beijos
Fiquem com Deus
Carola Bel Pucci
Nenhum comentário:
Postar um comentário