Hoje foi declarado a #blackoutTuesday para elevar a luta contra o racismo. Para todo aquele que se diz antirracista, mostrar o entender o que a maioria dos negros sofrem diariamente. A campanha começou nos EUA e o mundo todo aderiu.
Mas o que eu quero trazer nesse post não são explicações sobre essa hashtag e outras mais que surgiram nesses últimos dias. Eu quero tentar levantar o real propósito de abraçarmos essa luta. De provarmos uma empatia genuína, de não somente se colocar no lugar do outro e ficar por isso mesmo, de publicar uma foto com uma frase de impacto e continuar agindo da mesma forma. Devemos procurar entender o que o outro passa, tentar sentir a dor que o outro sofre e a partir de mim ser mudança de atitude, de comportamento, de relacionamento e tudo o que envolve uma boa convivência em sociedade. O outro que está clamando nesses últimos dias sãos os negros, e infelizmente é impossível sabermos como eles se sentem de verdade vivendo em uma sociedade racista. Pois nessa mesma sociedade, somos privilegiados, somos exaltados, somos assegurados, somos conformados, simplesmente por sermos brancos. E isso está enraizado em nós, esse privilégio muitas vezes embaça os nossos olhos diante da realidade. Mas o estopim aconteceu, e um última morte foi engolida pelo mundo por causa do racismo. Uma morte que aconteceu nos EUA, porém que ocorre cenas iguais ou parecidas o tempo todo aqui no Brasil e tenho certeza que em todo o mundo.
Para que haja mudança de fato, o que devemos ter em consciência não é só sobre a importância da vida de uma pessoa preta, mas a importância de TODA VIDA HUMANA. Isso que traz a real transformação. E mais, não é somente encarar a vida do outro igualmente importante, mas entender que a vida do outro tem lutas diferentes que precisam da sua empatia e também de compaixão, união, companheirismo. Precisamos ser igreja e lembrar que somos membros de um só corpo, e se um membro não está bem, todos os outros também não estarão, se um membro perdeu força, todos os outros lutarão para que ele seja fortalecido e curado o mais rápido possível.
Temos que parar de justificar os nossos erros porque somos naturalmente maus e pecadores, ou porque "foi criado a vida inteira dessa forma", ou porque "todo mundo é assim". Seja a mudança que você quer ver no mundo. Leia como não praticar o racismo, desde a pequena atitude. Leia como não praticar o machismo, ou outro ismo que a nossa sociedade criou para que a minoria pudesse ser exaltada. Leia e pratique, inspire, influencie e dissemine as maravilhas que Deus pode fazer na vida de um Cristão genuinamente transformado e tocado pelo Espírito. Se você é cristão, também deve se colocar pronto para defender todos os filhos de Deus, independente de cor de pele, etnia, sexo ou idade.